Qual a vantagem dos contratos digitais para a imobiliária e como eles funcionam?

Os contratos imobiliários são uma realidade que trazem muitos benefícios para o setor de imóveis. A sociedade já está ciente da possibilidade de fazer negócios sem precisar se deslocar. Da visita virtual (https://www.midasmais.com.br/blog/?s=visita+virtual ) à assinatura do contrato digital, tudo pode ser feito com o uso da tecnologia, até por pessoas distantes em países diferentes! Confira com a gente as vantagens dos contratos digitais e as possibilidades de usá-los a favor dos seus negócios imobiliários!

O que é o contrato digital? È uma modalidade segura?

Contrato digital é a formalização de um acordo entre duas ou mais partes por meio digital. O contrato digital reúne todas as assinaturas necessárias em um documento virtual do processo de compra, venda ou a locação de um imóvel e conta com todas as cláusulas necessárias do acordo, assim como no contrato físico. 

Além da otimização do tempo, os contratos digitais imobiliários reduzem a burocracia e despesas com o pagamento de custas para o reconhecimento de assinatura, gastos com despachantes, com funcionários para o manuseio, organização e arquivamento documental, contribui com a redução do uso de materiais como tinta e papel para impressão: os arquivos são leves, podem ser compartilhadas por e-mail e nuvens digitais, sem contar que o espaço físico para armazenamento é muito pequeno!

Por uma plataforma segura e ágil, gera uma assinatura eletrônica qualificada, submetida a protocolos de criptografia, com a geração de senhas de segurança a todos os envolvidos, impossibilitando fraudes. Além disso, é legalizado! 

Continue a leitura e fique por dentro do regulamento do contrato digital!

Os contratos digitais são regulamentados pela Medida Provisória 2.200/2001-2: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/mpv/antigas_2001/2200-2.htm

   “Art. 1o  Fica instituída a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil, para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica, das aplicações de suporte e das aplicações habilitadas que utilizem certificados digitais, bem como a realização de transações eletrônicas seguras.(…)

    Art. 10.  Consideram-se documentos públicos ou particulares, para todos os fins legais, os documentos eletrônicos de que trata esta Medida Provisória.

§ 1o  As declarações constantes dos documentos em forma eletrônica produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil presumem-se verdadeiros em relação aos signatários, na forma do art. 131 da Lei no 3.071, de 1o de janeiro de 1916 – Código Civil.

§ 2o  O disposto nesta Medida Provisória não obsta a utilização de outro meio de comprovação da autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que admitido pelas partes como válido ou aceito pela pessoa a quem for oposto o documento.”

Desde essa Medida Provisória, empresas e órgãos públicos implementaram os contratos digitais, evitando perda de tempo, materiais e custas. 

Profissionalismo 

Além de todas as vantagens que já listamos, uma imobiliária alinhada com a tecnologia digital agrega valor à sua marca e, consequentemente, à sua imagem. Clientes a vêem como uma empresa atual, conectada com as últimas tendências do mercado, que facilitam o negócio e apresentam soluções eficazes!

Dica de sites de assinaturas digitais

  • Assinaturas Grátis Contraktor 

É bem simples, feito por e-mail e gratuito. Veja as condições aqui. https://assinaturagratis.com/

  • Autentique

Plano grátis para até 20 documentos/mês. Clique aqui.

 ( https://www.autentique.com.br/ )

  • Docusign 

Teste grátis por 30 dias, até 20 documentos. Utilizado por grandes empresas em todo mundo. Clique no link.

https://go.docusign.com/trial/productshot-brasil/?elqCampaignId=11324&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_campaign=branded_primary&utm_term=docusign&utm_content=international_BR&gclid=CjwKCAjwzt6LBhBeEiwAbPGOgaD3XalT9rERMj7AsSHzSJFco0lMAaVVSXH-7TXT3WTLRjeIblUtchoC2xcQAvD_BwE
  • Contratos Digitais

Assinatura de documentos 100% via Whatsapp. Gratuito para 1 usuário e até 2 documentos mensais. Conheça aqui.

Gostou do nosso post de hoje? Se inscreva na nossa newsletter para ficar por dentro das próximas postagens.